Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Aposentadoria por tempo de contribuição - como saber se posso me aposentar

Muitas dúvidas surgem no momento de solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, principalmente devido às mudanças que têm ocorrido quanto a possibilidade de solicitar ou não o benefício.

Aposentadoria por tempo de contribuição - como saber se posso me aposentar

Muitas dúvidas surgem no momento de solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, principalmente devido às mudanças que têm ocorrido quanto a possibilidade de solicitar ou não o benefício.

Pensando nisso, nesse artigo falaremos a respeitos das 2 principais regras para aposentar por tempo de serviço, os pontos de atenção e como realizar a solicitação de forma simples e prática.

De modo geral, esse é uma modalidade concedida a quem completa 35 anos de contribuição , no caso dos homens ou 30 no caso das mulheres. Mas, existem outras formas de solicitar o benefício? É sobre isso que falaremos a seguir. Confira nossas dicas!

Aposentadoria por tempo de contribuição: entendas as regras

Existem 2 regras para que seja possível ao cidadão solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, sendo elas a 86/96 (progressiva) e a de 30/35 anos de contribuição (sem atingir a pontuação). Entenda melhor cada uma delas:


1 . Regra 86/96 progressiva

Essa regra não exige uma idade mínima, mas o tempo mínimo de contribuição deve ser de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens, além da carência de 180 contribuição antes da possibilidade de solicitar o benefício.

Outro ponto interessante sobre essa regra é que a soma do tempo de contribuição e da idade do solicitante ao benefício precisa atingir a pontuação mínima de 86 para as mulheres e 96 para os homens.

Nesse caso, aplicar o cálculo do fator previdenciário para calcular esse benefício é opcional.


2 . Regra dos 30/35 anos de contribuição sem atingir a pontuação

Assim como na regra anterior, o tempo mínimo de contribuição deve ser de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens, além de considerar a carência de 180 contribuições para ser possível realizar a solicitação.

Também não existe idade mínima, mas a aplicação do fator previdenciário é obrigatória nesse caso.


Agora que você já conhece as principais regras para se aposentar por tempo de serviço, entenda melhor quais os pontos de atenção antes de solicitar o benefício. Confira!

Aposentadoria por tempo de contribuição: pontos de atenção

Para quem deseja solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição é importante ficar atento a algumas normas para que ao chegar o momento de pedir o benefício não tenha dificuldades com a Previdência Social.

Entre os principais pontos de atenção, podemos citar:


- Professores do níveis infantil, fundamental e médio tem direito a redução de 5 anos no tempo de serviço, sendo necessária a comprovação de 30 anos para homens e 25 para as mulheres.

- Essa regra não é válida no caso dos professores universitários, já que estes pararam de ser contemplados com essa vantagem de acordo com a Emenda Constitucional n° 20/1998.

- Para ter direito a solicitar o benefício é preciso comprovar um tempo mínimo de trabalho de 180 meses. Lembrando que aqueles períodos de auxílio´-doença não são contabilizados.

- Quem deseja se aposentar por tempo de contribuição, mas não tem como comparecer ao INSS, existe ainda a possibilidade de enviar um representante com procuração em seu lugar.

 

Aposentadoria por tempo de contribuição: como solicitar

Para a solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição basta acessar o site do INSS e realizar o pedido sem a necessidade de comparecer pessoalmente.

Após realizado o agendamento basta comparecer a unidade com a documentação completa para a comprovação de contribuição. Caso não saiba quais documentos são necessários, basta acessar o site: Documentos Necessários para a solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição.

Se ainda tem dúvidas quanto a possibilidade de solicitar o seu benefício, confira os serviços prestados pela Audiconsul e veja como podemos ajudar:


Concessão de Benefício Previdenciário

- Aposentadoria por tempo de contribuição.

- Aposentadoria por idade.

- Aposentadoria especial (tempo com insalubridade e periculosidade).

- Aposentadoria ao portador de deficiência.

- Aposentadoria por idade rural.

- Auxílio-doença.

- Auxílio-doença por acidente do trabalho.

- Aposentadoria por invalidez.

- Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho.

- Auxílio-acidente.

- Pensão por morte.

- Auxílio-reclusão.

Planejamento, cálculo e simulação para concessão de aposentadoria no INSS

- Análise e cálculo para concessão de aposentadoria, visando identificar o melhor momento de requerer o benefício junto à Previdência Social – INSS.

 

- Cálculo para contagem de tempo de contribuição, onde é analisado o tempo que falta para requerimento, quais os requisitos que foram atingidos e qual benefício está mais próximo de ser concedido.

 

- Cálculo para encontrar a média dos salários de contribuição, com objetivo de verificar a possibilidade de aumento da contribuição mensal e se isso terá efeito no benefício pretendido.

Assessoria em questões Previdenciárias e Fiscais

Apoio e regularização de histórico contributivo perante o INSS e Receita Federal, para incluir períodos com contribuição extemporânea ou para recolhimento em atraso de períodos que ficaram sem contribuição.



E então, gostou do nosso artigo sobre aposentadoria por tempo de contribuição? entre em contato conosco.


18 de Fevereiro de 2019