Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Como Abrir sua Empresa - O passo a passo da abertura de empresa

Ter o seu próprio negocio é o sonho de muitas pessoas. Porém essa empreitada exige alguns certos cuidados e atenção, principalmente com relação a questão burocrática. Se você quer saber como abrir uma empresa, saiba que com as informações certas e um bom planejamento, o processo pode ser muito mais rápido e simples.

Como Abrir sua Empresa - O passo a passo da abertura de empresa

Como abrir uma empresa? 

Ter o seu próprio negocio é o sonho de muitas pessoas. Porém essa empreitada exige alguns certos cuidados e atenção, principalmente com relação a questão burocrática. Se você quer saber como abrir uma empresa, saiba que com as informações certas e um bom planejamento, o processo pode ser muito mais rápido e simples.
Para facilitar a sua vida e tentar sanar suas principais dúvidas e pontos, separamos um passo a passo que possibilita saber como abrir sua empresa, levando em consideração desde o momento do registro na junta comercial até o cadastro da inscrição estadual.

E mais, você que quer abrir sua empresa do zero e não sabe nem por onde começar, não deixe de baixar GRATUITAMENTE o nosso E-book com o tema - Guia Definitivo Para Abrir uma Empresa do Zero. Nele, encontrará também ótimas dicas para quem quer abrir uma loja em shopping.

 
Passo a passo para abrir uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso!

Confira a seguir um passo a passo detalhado para iniciar o processo de abertura da sua empresa:
·         Definir a Natureza Jurídica (EI, EIRELI, LTDA, MEI) ;
·         Registro na Junta Comercial;
·         Registro na Receita Federal do Brasil;
·         Registro na Prefeitura para solicitação do alvará de funcionamento e Inscrição na Prefeitura;
·         Cadastro da Inscrição Estadual.
 
O Contrato Social

O contrato social precisa ser elaborado com extrema atenção, pois ele determina se a empresa será de cunho familiar ou não, qual o setor de atuação, tipo de natureza jurídica, etc.
Tenha o cuidado de elaborar um contrato social o mais objetivo possível, conspirando informações como ramo de atuação, formação do capital social e aspectos societários. Considere que esse documento será equivalente à certidão de nascimento da sua empresa.
Feito esse primeiro passo será necessário levar o seu contrato social e documentos pessoais ao cartório de registros de pessoas jurídicas ou na junta comercial.
Na junta comercial será necessário fazer o chamado ‘busca de nome’ para verificar se existe alguma outra empresa com o mesmo nome que você pretende dar ao seu negocio. Geralmente recomenda-se deixar cerca de três opções de nomes para efetuar essa pesquisa. No Paraná podemos fazer essa busca pelo portal Empresa Fácil, uma ferramenta que faz integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos Estaduais e Municipais, totalmente online.
Se por acaso estiver tudo certo, será necessário realizar o arquivamento do ato constitutivo do negócio, que é equivalente a sua oficialização.

Nesse momento, serão necessários os seguintes documentos para abrir empresa em Curitiba e no Paraná em geral:

·         O Contrato social ou o Requerimento de Empresário Individual ou estatuto. Protocolar uma via;
·         Copia autenticada do RG/CPF ou CNH do titular ou, se for o caso, dos sócios envolvidos;
·         Duas vias do Requerimento Empresa Fácil (capa da junta comercial);
·         Realização do pagamento das taxas por meio da DARF;

É valido destacar que os valores e prazos para abertura de uma empresa podem variar de Estado para Estado. Nesse sentido, é necessário realizar a verificação na junta comercial do seu Estado. Geralmente os valores podem ser consultados online no portal da junta comercial.
Em seguida do registro da empresa, será feita a entrega um número de identificação de registro da sua empresa, que se chama NIRE. Trata-se de um número impresso no rodapé do ato registrado, juntamente com a data do registro, e nome da empresa.
Inscrição do CNPJ e Alvará de Localização e Funcionamento
Com o ato registrado em mãos, o próximo passo é fazer o registro sincronizado da empresa junto a Receita Federal e Prefeitura, ou seja, obter o CNPJ e Alvará. Para isso é preciso acessar o programa Coletor Nacional, para realizar esse registro por meio do DBE (documento básico de entrada no CNPJ), caso o sócio já possua Certificado Digital modelo e-CPF, este documento pode ser assinado digitalmente.

Alvará de Funcionamento e Localização

Refere-se a uma licença que dá permissão para que o estabelecimento funcione de acordo com as instituições comerciais.
Gerado o DBE (documento básico de entrada no CNPJ), segue abaixo os documentos para protocolar no setor de Alvará da sua prefeitura:

·         Consulta Comercial de endereço devidamente aprovada;
·         DBE assinado;
·         Uma cópia do contrato social emitido pelo Empresa Fácil;
·         Laudos dos órgãos de vistoria, (Ex: Bombeiro, Meio Ambiente), caso haja necessidade.
 
Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFSe

Emitido o Alvará de localização, consequentemente a empresa já possuirá o número da Inscrição Municipal, caso a empresa tenha atividade de serviços e queira emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, a empresa já poderá fazer o pedido junto ao ISS CURITIBA da liberação da AIDF-e ou do município onde estará localizada.

E a inscrição Estadual?

Depois de todos esses passos é preciso obter a inscrição estadual na secretaria estadual da fazenda. Esta inscrição é exclusiva para quem for Industrializar, Comercializar ou ainda realizar transporte intermunicipal e/ou estadual.
No estado do Paraná esse pedido já pode ser realizado online, porém é gerado um Termo de Responsabilidade onde o sócio titular e o contador deverão assinar e reconhecer firma em cartório. Feito isso devemos protocolar junto a Secretaria Estadual da Fazenda os seguintes documentos:

·         Duas vias do Cadastro de Contribuintes – Termo de Responsabilidade;
·         Uma via do Contrato Social emitido pelo Empresa Fácil;
·         Cartão do CNPJ;
·         Alvará de Localização e Funcionamento;
·         Contrato de Prestação de Serviços Contábeis;
·         Cópia simples do RG e CPF dos sócios e contador;

A inscrição estadual é exigida para que seja possível se registrar no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
 
Autorização de Uso e Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

O ultimo passo a se fazer é o pedido de uso e autorização para emissão das notas fiscais eletrônicas junto a Secretaria Estadual de Fazenda, esse pedido pode ser feito totalmente online, basta ter em mãos o código do sistema e CNPJ do fornecedor do sistema emissor.
 

Bom, agora você não tem mais motivos para não abrir a sua empresa. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a AUDICONSUL CONTABILIDADE E CONSULTORIA, será um prazer auxilia-lo na abertura da sua empresa.

E se gostou do conteúdo, compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a realizarem seus sonhos.
 
 
 
 

17 de Julho de 2017