Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Como Reduzir Custos Da Empresa Do Ramo Alimentício E Ter Mais Lucro Em 2021?

Como reduzir custos da empresa do ramo de alimento e aumentar os lucros em 2021? Confira o passo a passo e coloque em prática!

Como Reduzir Custos Da Empresa Do Ramo Alimentício E Ter Mais Lucro Em 2021?

Como reduzir custos da empresa do ramo de alimentos e aumentar os lucros em 2021? Confira o passo a passo e coloque em prática!
A princípio quero deixar claro que reduzir custos de empresa do ramo alimentício não se resume apenas a      evitar o desperdício. Existem outras formas de otimizar o processo e obter melhores resultados. Vejamos!

Como Reduzir Custos Da Empresa Do Ramo Alimentício


1.    Controlando O Custo Dos Alimentos


Em suma, a redução dos custos com alimentos e resíduos começa com o rastreamento e monitoramento dos alimentos que chegam ao seu estabelecimento. Muitos compram comida a granel, mas pode ser difícil usar tanta comida antes que estrague. Então, para reduzir a deterioração, vão algumas etapas que devemos seguir.

2.    Fazer O Inventário De Forma Consistente


Revisar o inventário com frequência pode lhe dar uma ideia de como e a que taxa os alimentos estão sendo usados ​​ou desperdiçados. Por exemplo, se notar que tem maionese que não está sendo usada e está estragando, vale alterar o pedido para uma quantidade menor. No entanto, também temos que observar se comprar uma quantidade menor não vai sair mais caro. Nesse caso, é possível conversar com o fornecedor e, de repente, aumentar a compra de alimentos com validade maior.

3.    Compras Em Grupo – Como Reduzir Custos Da Empresa Do Ramo De Alimento


Caso não chegue a um acordo com seu fornecedor, considere entrar em um grupo de compras. Geralmente os pequenos negócios se unem e compram juntos com intuito de obter os produtos da melhor qualidade e manter os custos baixos.
Também existe a opção de dispensar o intermediário e ir direto à fonte: fazendas locais, pequenos produtores e feiras de produtores.
Sem dúvida, é possível economizar muito! Principalmente se forem produtores da região e você não tiver que gastar muito com logística e transporte.

4.    Usando A Comida De Forma Eficaz


Uma vez que os alimentos estão na despensa ou geladeira, precisamos usá-los com sabedoria antes que estraguem. Mas o que fazer para prolongar a vida útil dos alimentos e obter o máximo de economia? Bem, comece observando o tempo de vida útil e as formas de armazenamento.
Em seguida, caso você tenha um restaurante ou lanchonete, é recomendado pensar nos pratos que são servidos e quem sabe reformulá-los, substituindo alimentos mais perecíveis.

5.    Controle De Porção – Como Reduzir Custos Da Empresa Do Ramo De Alimento


Como falei antes, reduzir custos da empresa do ramo de alimento não é apenas evitar desperdício na compra de alimentos. Também podemos controlar as porções que são servidas. A dica é verificar quanta comida está sendo jogada fora. Os clientes conseguem terminar um prato de forma consistente ou a porção é muito grande. Use ferramentas de controle de porção de restaurante, por exemplo: balanças e colheres, para servir a quantidade adequada de comida à clientela.
Essa é uma ação que deve ser feita sempre! Afinal, não há porque manter um prato com determinada porção se a maioria dos clientes não consegue comer tudo e parte vai para o lixo. Isso acontece muito com restaurantes que trabalham com porções e pratos feitos.

6.    Método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair


O método de check-in e check-out é simples: basta usar os primeiros ingredientes que colocamos na despensa e na geladeira. Sem dúvida, isso nos obriga a usar alimentos mais velhos primeiro, garante que estejamos sempre com ingredientes frescos e ajuda a evitar que os alimentos estraguem.
Em síntese, o ideal é escolher locais estratégicos para deixar os alimentos novos e aqueles que estão sendo usados. Assim, os funcionários não correm o risco de abrir embalagens novas com antigas ainda sem acabar.

7.    Manter A Equipe Informada


É importante que a equipe saiba o preço de sua comida e como suas ações podem afetar os resultados financeiros da empresa. Durante o processo de preparação dos alimentos, pode haver muito desperdício. O custo desse desperdício, mesmo que possa parecer insignificante na hora, pode promover muito prejuízo no final do mês. Por isso, se sua equipe souber quanto custa a comida e como usá-la adequadamente, ela terá mais cuidado ao preparar os alimentos e montar os pratos.
O caminho é deixar todo mundo ciente sobre os gastos com os ingredientes e quanto o desperdício pode influenciar nas contas da empresa e possivelmente no futuro dos empregos.

26 de Abril de 2021