Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

O Que É E Como Funciona A Contabilidade Empresarial – Empresas De Curitiba?

A contabilidade empresarial é uma ação importante para empresas de todos os portes e nichos. Descubra o que é e como funciona.

O Que É E Como Funciona A Contabilidade Empresarial – Empresas De Curitiba?

A contabilidade empresarial é uma ação importante para empresas de todos os portes e nichos. Descubra o que é e como funciona.
Se você é empreendedor em Curitiba (ou qualquer outro lugar) ou deseja se tornar um, independentemente do porte do seu negócio, saiba que manter o controle das finanças e do patrimônio é essencial para o futuro ou sobrevivência de sua empresa. Além disso, saiba que se não estiver organizado em relação às receitas e às despesas, seu negócio não será competitivo.
Por isso, contratar um bom contador, para além de uma obrigação legal, é uma condição vital para a administração da sua empresa. Caso contrário seu empreendimento corre o risco de sofrer instabilidade econômica, o que torna as coisasd mais difíceis.
Sempre que leio posts sobre empreendedorismo me deparo com uma afirmativa: para abrir um negócio basta ser apaixonado pelo que faz e se esforçar.  Acredite! Isso é um grande equívoco! Isso não é suficiente para o bom desempenho financeiro.
É imprescindível ter uma boa de gestão financeira oque nos garante todas as informações para qualquer tomada de decisão. Nesse momento que entra a contabilidade empresarial, assunto que vamos abordar neste texto.
O mais comum é que os empreendedores considerem o contador, um mero profissional que deve ser contratado para exercer uma atividade burocrática e para cumprir a lei. Atualmente, o serviço de a contabilidade empresarial é estratégico e nos oferece informações importantes para o futuro da empresa.
A seguir, abordarei alguns tópicos que devem ser do seu conhecimento e que facilitarão seu entendimento em relação á contabilidade empresarial. Vejamos!

O Que É Contabilidade Empresarial?


Em resumo, a contabilidade empresarial, além de manter organizado o pagamento das obrigações fiscais de uma empresa, dedica-se ainda a reunir e analisar outros dados como:
- Quitação de parcelas de empréstimos;
- Entrada de receitas oriundas de vendas ou serviços prestados;
- Nível de endividamento e também o valor do patrimônio;
É por meio da análise desses dados, que podemos ter uma imagem da realidade financeira e, a partir dela, conseguimos escolher fazer as melhores opções para o negócio.
Por exemplo, entendemos quando é hora de investir, adquirir bens. Sabemos se é melhor realizar ações através de recursos próprios ou por meio de empréstimo. Significa que todas as decisões financeiras, bem como, a sobrevivência do seu negócio dependem de uma contabilidade empresarial responsável.

Quais São As Vantagens De Investir Em Contabilidade Empresarial?


Quando realizamos o controle de gastos e receitas de forma eficiente, aumentamos bastante, a capacidade de negociar com fornecedores. Logo, para obter condições vantajosas, é importante ter credibilidade e também uma boa relação com os mesmos. Desse modo, conseguimos superar a concorrência e oferecer preços mais competitivos.
Além disso, com um bom relacionamento, é possível fazer promoções, o quem mantém a procura por seus produtos e serviços em alta, mesmo em tempos de crise. Resumindo, manter a lucratividade, em todo o ano, é a melhor forma de manter as contas em dia.

Contabilidade Empresarial – Quais São Os Serviços Prestados Pelo Escritório ou Contador


Agora vamos entender melhor como funciona a contabilidade empresarial, ou seja, quais serviços são realizados.  
O trabalho sempre começa com receitas e despesas. Tudo deve ser registrado e acompanhado frequentemente. A partir desses dados elaboram-se os relatórios, que demonstram a posição financeira da empresa.
Veja abaixo alguns dos serviços que devem ser realizados.

1.Fluxo de Caixa


Em resumo, o fluxo de caixa são todas as transações da sua conta comercial. São os movimentos de entrada e de saída de dinheiro. Então, quando temos mais do que o necessário para cobrir as contas, o fluxo é positivo. Por outro lado, se tivermos mais despesas do que dinheiro significa que ele é negativo.

2.Contas A Pagar – Contabilidade Empresarial


Além de fazer os pagamentos pontualmente e manter as contas organizadas, é função do departamento de contabilidade cuidar da economia de recursos. Ou seja, o contador deve zelar para que não haja desperdiço de dinheiro com juros ou encargos advindos de pagamentos em atraso.

3.Contas A Receber


Outra função importante da contabilidade empresarial é observar e rastrear recebíveis, faturas pendentes e outras ações de cobrança.

4.Folha De Pagamento


Sem dúvida, a folha de pagamento é um dos pontos mais nevrálgicos do departamento de contabilidade. Por isso, é vital que todos os colaboradores sejam pagos com pontualidade e que cada encargo seja devidamente recolhido nos respectivos órgãos.

5.Relatórios E Demonstrações Financeiras


Como já ressaltei neste artigo, são os relatórios, a principal ferramenta para coletar dados adequadamente. São eles que nós utilizamos para orçamento, previsão e todos os processos de tomada de decisão. Os relatórios também servem melhorar a comunicação com investidores, bancos e outros profissionais que podem contribuir com o crescimento da empresa.

04 de Maio de 2021