Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

O Que São Os Indicadores De Rentabilidade De Uma Empresa Do Ramo Alimentício?

Quer saber quais são os principais indicadores de rentabilidade de uma empresa do ramo alimentício? Siga lendo e descubra a seguir.

O Que São Os Indicadores De Rentabilidade De Uma Empresa Do Ramo Alimentício?

Quer saber quais são os principais indicadores de rentabilidade de uma empresa do ramo alimentício? Siga lendo e descubra a seguir.
Qualquer negócio, no exercício de sua atividade empresarial, tem interesse em saber se está realizando suas operações de modo adequado e se estão obtendo os benefícios esperados. Por isso, sempre realizam uma análise da situação financeira através de uma série de indicadores de rentabilidade.

Entendendo O Que São Indicadores De Rentabilidade


Em qualquer tipo de negócio, muita coisa pode ser medida em números. Não importa a área de atuação ou o tamanho da empresa, sempre podemos saber, de forma mais ou menos aproximada, a situação do negócio através de métricas.
- Com isso, o empresário pode saber, por exemplo:
- Quanto vendeu em determinado período;
- Quanto custa seu estoque total;
- Qual o tamanho da dívida com credores;
- Outros;
Em síntese, todos esses valores, ao serem relacionados, exibem distintos índices de rentabilidade.
A saber, a importância dos indicadores de rentabilidade está no fato de que os mesmos são os índices mais confiáveis do desempenho de uma empresa. Isso porque são baseados em dados quantitativos, oque dá ao investidor muito mais segurança na tomada de decisão. Afinal, um empresário pode até ser referência em seu nicho, mas é o retorno sobre o investimento que vai comprovar a competência da gestão.

Conheça Os 5 Principais Indicadores De Rentabilidade De Uma Empresa


1.Índice De Margem


Dentre os indicadores de rentabilidade esse é, sem dúvida, muito importante tanto para quem empreende e para quem quer investir. Imagine, então, que sua empresa queira atrair investidores para expandir a área de atuação. O maior problema aqui é que seu concorrente direto deseja o mesmo.
Nesse exemplo, o investidor deve analisar qual companhia trará mais lucros e, para isso, é necessário consultar os índices de margem líquida e bruta destas empresas.
Vejamos como fazer o cálculo da margem bruta:
Margem Bruta = Lucro Bruto/Receita Líquida
Aqui, o investidor descobrirá o quanto a empresa ganhou antes de pagar seus impostos, encargos trabalhistas e outras taxas.
Por outro lado, a margem líquida leva em consideração todos esses ônus. Vejamos como fazer o cálculo:
Margem Líquida = Lucro Líquido/Receita Líquida
Sendo assim, quanto maior for a margem, melhor é o investimento, pois significa que a empresa lucra mais por capital investido.

2.Retorno Sobre Patrimônio Líquido


Retorno sobre o patrimônio líquido é o resultado do lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido. Embora seja um cálculo simples, esse é um dos indicadores de rentabilidade que não podem ser ignorados.
Ao longo do tempo, o retorno sobre patrimônio líquido estável pode ser indicativo de estagnação. Contudo, se essa margem estável vier acompanhada por um patrimônio líquido e lucro líquido, crescentes, é um bom sinal. Afinal, demonstra que ela está reinvestindo capital e buscando melhor desempenho.

3.Retorno Sobre Ativo – Indicadores De Rentabilidade


Esses indicadores mostram quanto o ativo total da empresa está trazendo de retorno para cada investido real. Trata-se do conhecido ROI (Retorno sobre investimento), ou retorno sobre o investimento. Segue a fórmula para calcular:
Rentabilidade do ativo = Ativo total /Lucro líquido x 100
Sendo assim, quanto maior for a porcentagem, maior é a rentabilidade do ativo no período em questão. Estes valores, se comparados ao longo de vários períodos, conseguem indicar aceleração ou desaceleração do negócio.

4.Índice De Endividamento Geral


E normal que algumas empresas contraiam mais dívidas do que outras. Isso porque cada negócio atua de forma diferente, e para alguns convém, por exemplo, alugar um móvel ou máquina em vez de comprar. Por isso, na gestão de dívidas, o índice de endividamento é um dado muito importante da atuação de uma empresa.
Esse é um dos indicadores de rentabilidade que nos permite descobrir se a empresa tem risco de grandes impactos em seu fluxo de caixa. Portanto, é importante que analisemos os negócios por meio desse índice em conjunto com outros, garantindo assim os limites de segurança de endividamento da empresa.
Desse modo, para calcular o endividamento geral de um negócio, a fórmula a ser usada é a seguinte:
Endividamento geral = Ativos totais / Capital de terceiros x 100
Assim sendo, essa fórmula sugere quanto do valor do ativo é derivado de custos com capital de terceiros, como aluguéis de imóveis ou até tecnologias.
Analisar cada um dos principais indicadores de rentabilidade é importante em vários aspectos. Por isso, o ideal é que se faça com certa frequência. Se você ainda não adotou esta estratégia, vale a pena contratar uma empresa que posa realizar o trabalho.

05 de Maio de 2021