Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Planejamento Financeiro Para Abrir Empresa em Curitiba em Meio à Crise

O planejamento financeiro empresarial deve ser um dos primeiros passos dados pelo empreendedor. Veja como fazer e porque é importante.

Planejamento Financeiro Para Abrir Empresa em Curitiba em Meio à Crise

O planejamento financeiro empresarial deve ser um dos primeiros passos dados pelo empreendedor. Veja como fazer e porque é importante.
Se você deseja empreender em um futuro próximo ou já é um empreendedor, saiba que o sucesso ou o desastre da sua empresa depende diretamente da saúde financeira da mesma.
Por isso, você deve aprender como fazer um planejamento financeiro e garantir um caixa satisfatório.

O Que é o Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro empresarial é parte imprescindível do plano de negócios de qualquer empresa.
É este documento que aponta as diretrizes necessárias para que a ideia saia do papel e se torne uma realidade rentável.
O mesmo também estabelece as ferramentas de controle que permitem a garantia de saúde do caixa e também o cumprimento das metas propostas a curto, médio e longo prazo.
Contamos com metodologias eficientes em se tratando da criação de planejamento financeiro e é recomendado que se recorra a esse tipo de suporte quando o objetivo é definir ações estratégicas, realizar revisão e promover mudanças.
Em síntese, é possível escolher e utilizar uma das metodologias disponíveis ou fazer uma combinação das mesmas.
Por exemplo, você pode usar a Análise SWOT que é muito útil na definição dos pontos fracos e fortes do negócio diante da concorrência, combinado como a 5W2H e suas 7 perguntas que servem como guia dos passos:
·       O que será feito;
·       Onde;
·       Quando;
·       Como;
·       Por quem;
·       Por qual motivo;
·       Com que custo;
Neste post eu proponho utilizarmos o a metodologia PDCA, um processo que consiste em 4 etapas que vão se repetindo na mesma ordem. A maior vantagem dessa metodologia é que a mesma é permanente, por isso, seu planejamento financeiro estará em constante análise.

Vantagens do Planejamento Financeiro

Você sabia que 6 em cada 10 empresas fecham no Brasil com menos de 5 anos abertas? De acordo com dados do IBGE os principais motivos pelos quais estas empresas fecham as portas são a má gestão e a falta de controle financeiro.
Por isso, desenvolver um planejamento financeiro é tão importante e deve ser feito. Conheça 5 Vantagens em realizar esta ação:
– Investimento com segurança: não há outra forma de promover o crescimento da empresa, somente com investimento isso é possível.
No entanto investir sem um plano financeiro é extremamente arriscado.
O planejamento financeiro permite a projeção de crescimento da empresa, bem como saber em quais áreas se deve investir.
– Decisões estratégicas: esse plano também nos dá informações sobre setores que geram mais despesas e que geram mais lucros. A partir destes dados o empreendedor poderá tomar decisões estratégicas assertivas.
– Maior controle do capital de giro: quanto maior o capital de giro, mais seguro é o empreendimento e o plano em questão promove isso, pois permite reduzir os gastos e melhorar os investimentos.
– Redução de gastos: a partir do momento que o empreendedor compreende o cenário econômico da empresa, saberá o que realmente lhe dá retorno.
– Aumento da lucratividade: certamente você observou que todos os benefícios citados anteriormente conversam para algo maior, o aumento dos lucros.

Como Fazer um Planejamento Financeiro Passo a Passo

O processo de desenvolvimento do planejamento financeiro para abrir empresa em Curitiba em meio à crise requer mais cuidados, então, confira esse passo a passo.

1.   Proponha Metas e Organize as Ações

Quais são os objetivos da sua empresa? Defina-os uma a um e depois crie metas para alcança-los.
Tenha como metas detalhes como não misturar contas pessoais com as do negócio, adote uma planilha de despesas e de controle de receita, realizar o fluxo de caixa, fazer conciliação bancária, etc. Veta outras:
- Pagar as contas em dias;
- Aumentar o faturamento em 20% e ainda reduzir o custo fixo em 10%;
- Lançar um produto novo no mercado;
- Fechar o ano no azul;

2.   Controle os Gastos

Anote todos os gastos fixos e também as despesas eventuais. Insira ainda as datas de vencimento e organize-se para pagar tudo.

3.   Diminua as Despesas

Em casa a contenção de gastos passar por cozinhar a própria comida e apagar as luzes ao sair dos cômodos.
Nas empresas a coisa deve funcionar de forma bem parecida, então identifique gastos desnecessários e corte. Mas não faça cortes que venham interferir negativamente na produção da mesma.

4.   Preveja o Cenário Pra Criar um Planejamento Financeiro em Meio à Crise

A princípio, faça um levantamento de todas as despesas previstas nos próximos 3 meses, organizando valores e tipos de despesas.

5.   Ajuste os Gastos

Considerando uma possível redução no faturamento, o empreendedor precisa ajustar suas despesas nessa situação. Sendo assim, tome as providências a seguir:
– Renegocie preços com seus fornecedores;
– Em seguida, negocie um aumento de prazos para os pagamentos;
– Caso tenha dívidas com instituições financeiras, igualmente tente negociar;
– Por fim, evite fazer despesas que não sejam altamente necessárias;
Precisa de ajuda para criar o planejamento financeiro e abrir sua empresa em Curitiba? Entre em contato e vamos conversar.

16 de Julho de 2020