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Tomada de Decisão – Como Fazer Colocando A Saúde Financeira Da Empresa Em Primeiro Lugar?

Quer tornar a tomada de decisão estratégica? A solução é sempre considerar a saúde financeira da empresa, então veja como fazer.

Tomada de Decisão – Como Fazer Colocando A Saúde Financeira Da Empresa Em Primeiro Lugar?

Quer tornar a tomada de decisão estratégica? A solução é sempre considerar a saúde financeira da empresa, então veja como fazer.
É difícil para uma empresa atingir todo o seu potencial sem tomar decisões de negócios que estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
Por isso, quando alguém em uma posição de responsabilidade não toma uma decisão forte, isso pode desmotivar a equipe e influenciar negativamente os resultados financeiros.
Contudo, com o conselho certo e uma mentalidade positiva, podemos garantir a melhor abordagem para o negócio.
Então, se está procurando meios para tomar melhores decisões de negócios, aqui estão algumas etapas para ajudá-lo.

Como Fazer Tomada de Decisão Considerando A Saúde financeira da Empresa?


A seguir apresentarei dicas testadas e comprovadas que te permitirão fazer tomada de decisão considerando a saúde financeira da empresa.

1.    Um Profissional


Especialistas podem ajudar a tomar decisões de negócios acertadas, pois possuem experiência em atendimento ao cliente.
Os especialistas conseguem traduzir os números do negócio em uma melhor tomada de decisão, e seu poder coletivo pode impactar positivamente o funcionamento de sua empresa.
Empresas grandes como Amazon e Mercado livre, por exemplo, acompanham os tempos, abraçam os avanços tecnológicos e estabelecem uma presença online como nenhuma outra.
Além disso, contar com um profissional pode ajudar a esclarecer sua tomada de decisão.
Isso porque pode nos fornecer uma perspectiva externa livre de preconceitos internos da organização.

2.    Priorizar A Segurança


Outro passo importante para tomada de decisão considerando a  saúde financeira da empresa é apostar em segurança.
Soluções de gerenciamento de risco são necessárias para garantir que informações valiosas não sejam comprometidas.
Em suma, fraudes e erros podem proibir seus resultados financeiros e a tomada de decisões pode ser influenciada negativamente.
Para ajudar a garantir que a empresa esteja bem protegida, podemos usar programas de segurança.

3.    A Tomada de Decisão Depende de Avaliar a Organização


É necessário reservar um tempo para avaliar o desempenho da empresa em termos de:
- Qualidade de decisão
- Desempenho
- Velocidade
- Esforço
Dessa forma podemos nos posicionar para determinar as áreas de melhoria.
O ideal é começar com uma pesquisa com os funcionários da empresa, pois o feedback da equipe tem se mostrado útil na tomada de decisões futuras.
O próximo passo para decidir mantendo a saúde financeira da empresa é identificar os obstáculos e verificar se os funcionários têm clareza sobre a função a desempenhar.
Também é importante encontrar maneiras de melhorar a satisfação e a comunicação dos funcionários.

4.    Tomada de Decisão e As Principais Decisões


Embora certas decisões de negócios possam parecer mais significativas do que outras, muitas organizações negligenciam pequenas decisões que acabam virando uma bola de neve com o tempo.
Usando o que conhecemos como "arquitetura de decisão", a importância de certas decisões de negócios pode ser avaliada.
Desse modo, ajuda a avaliar o que está em jogo e o nível de atenção exigido com diferentes tipos de decisões.
Com dois tipos diferentes de métodos de tomada de decisão em vigor, é possível separar as decisões de pequenas e grandes empresas com foco na melhoria contínua.
Então, vale lembrar que, se pequenas decisões não forem tomadas com cuidado, elas podem causar estragos em sua organização, colocando a saúde financeira da empresa em risco.

5.    Fazer As Decisões Funcionarem


A princípio, esta etapa envolve revisar e analisar as decisões tomadas no passado para se concentrar na correção dos problemas presentes em sua organização.
Sendo assim, precisamos nos concentrar no: quê, quem, como e quando da decisão:
- O quê: explicar claramente a decisão às partes envolvidas, pois estas precisam saber exatamente do que se trata.
- Quem: as funções do processo de tomada de decisão devem ser muito claras, ou seja, uma pessoa faz uma recomendação, outra dá sua opinião e outras atestam a decisão.
Além disso, se alguém tem a responsabilidade de tomar a decisão final, outras pessoas devem estar disponíveis para executá-la.
- Como: como será a decisão: por consenso, voto ou por uma mesa executiva? De que forma as informações relevantes serão compartilhadas?
- Quando: em síntese, toda decisão precisa de um prazo, então, o prazo para conclusão deve ser do conhecimento de todos os envolvidos.
Sem dúvida, isso facilita a tomada de decisão rápida e eficaz e garante, entre outras coisas, a saúde financeira da empresa.

16 de Fevereiro de 2021