Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Como abrir um escritório de advocacia em Curitiba

Se você está pensando em abrir um escritório de advocacia em Curitiba saiba que terá um caminho árduo pela frente. Além de muito empenho, conhecimento especifico, organização e foco, você precisará conhecer também a parte burocrática que todo futuro empresário enfrenta e estar disposto a contar com auxílio de profissionais capacitados.

Como abrir um escritório de advocacia em Curitiba

            Se você está pensando em abrir um escritório de advocacia em Curitiba saiba que terá um caminho árduo pela frente. Além de muito empenho, conhecimento especifico, organização e foco, você precisará conhecer também a parte burocrática que todo futuro empresário enfrenta e estar disposto a contar com auxílio de profissionais capacitados.
            No entanto, se o seu objetivo é sua independência financeira, trabalhar para si próprio e crescer de forma a se tornar um profissional de sucesso, esse artigo foi feito exatamente para você, pois hoje nós da Audiconsul, iremos te mostrar um passo a passo de como abrir um escritório de advocacia em Curitiba. Vamos lá?

Planejamento de área de atuação

            O primeiro passo sem dúvida nenhuma é identificar o seu ramo de atuação. Diferente do que muita gente pensa, na advocacia não é muito diferente de outras áreas empreendedoras como o setor de alimentos e vestuários, por exemplo. Aqui, você precisa sim definir em qual ramo irá advogar.
            Além disso, conheça o seu público alvo, os demais escritórios de advocacia que serão concorrentes, os melhores lugares para espaço físico e assim garanta que o planejamento inicial do seu negócio próprio está no caminho certo.

Defina se irá trabalhar sozinho ou com sócios

            Um outro ponto muito importante antes de abrir um escritório de advocacia, é definir se você irá atuar sozinho ou em sociedade. Diferente do que grande maioria das pessoas pensam, esse é um ponto muito importante, já que a partir dele você irá determinar qual a estratégia utilizar e qual será o investimento.

Crie um plano de negócios

            Agora chegou a hora de criar um plano de negócios para o seu escritório de advocacia em Curitiba. Aqui você irá conseguir organizar melhor a parte financeira detalhando tudo que você irá precisar para abrir o seu escritório de advocacia em Curitiba.
            De forma geral, é aqui que você irá definir o quanto de capital será necessário para dar início ao seu sonho. Você deve pensar em gastos como Aluguel ou compra de espaço físico, matérias de escritório, mobílias, contratação de colaboradores, cursos de profissionalização e até contratação de outros serviços.
            Outro ponto importante a ser definido no plano de negócios é a definição do quanto precisará ter em caixa no início do negócio, para que assim você evite surpresas desagradáveis como começar a empresa no vermelho ou criar dividas desnecessárias.

Contrate um contador

Grande parte dos empreendedores pecam no mesmo ponto: Buscam fazer tudo sozinhos. Talvez esse seja, inclusive, o ponto que mais faz com que as empresas venham a fechar com muito pouco tempo de atuação. Seja você experiente ou não em negócios do ramo de advocacia, busque contratar um contador para lhe auxiliar no processo.
Um vez que você conte com auxílio contábil, a chance de sucesso do seu escritório cresce muito, já que esse profissional irá lhe auxiliar desde as coisas mais simples como a criação de um CNPJ até a definição da categoria da sua empresa perante o fisco brasileiro, fazendo assim com que você não deixe de pagar impostos necessários, - que causariam multas grandiosas ao seu negócio -, e também fazendo com que você não pague impostos desnecessários que fariam com que você perdesse dinheiro por pura ingenuidade.
Além do mais, após você já estar com suas portas abertas e em um ritmo frenético de atuação, o contador também se faz necessário para a saúde financeira do seu negócio. Portanto, invista em um profissional capacitado e veja as suas chances de sucesso aumentarem bastante.
Se você quer saber mais sobre isso, clique aqui e leia também nosso artigo sobre gestão empresarial: como seu contador pode te ajudar.

Invista em marketing para atrair clientes

            O último item da nossa lista de passos para se abrir um escritório de advocacia diz respeito ao marketing jurídico. Acredite, investir nessa área irá garantir a você muitos clientes e fará com que em pouco tempo o seu negócio seja reconhecido.
            Portanto, invista já em um website de forma a apresentar formalmente o seu escritório e além disso, se faça presente perante ao seu público através de redes sociais como Facebook e Instagram.
            Gostou do nosso artigo sobre como abrir um escritório de advocacia em Curitiba? Então, que tal ler também nosso material sobre um guia definitivo para abrir uma empresa do zero? Clique aqui e acesse.

22 de Novembro de 2019