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4 passos para fazer um bom planejamento estratégico empresarial para 2020

O planejamento estratégico empresarial é um documento que irá direcionar os objetivos diários de uma empresa. Ele servirá para alinhar objetivos e ter um melhor diálogo entre empresa, parceiros, clientes e colaboradores. Nele estarão dados desde missão e visão da empresa, identidade dos negócios, metas a curto, médio e longo prazo até analise da concorrência, futuras ações e itens a serem adquiridos.

4 passos para fazer um bom planejamento estratégico empresarial para 2020

            O planejamento estratégico empresarial é um documento que irá direcionar os objetivos diários de uma empresa. Ele servirá para alinhar objetivos e ter um melhor diálogo entre empresa, parceiros, clientes e colaboradores. Nele estarão dados desde missão e visão da empresa, identidade dos negócios, metas a curto, médio e longo prazo até analise da concorrência, futuras ações e itens a serem adquiridos.
            Com o planejamento estratégico empresarial é possível antecipar riscos de futuras transações e evitar danos e maus negócios para a empresa. Porém é de extrema necessidade que o planejamento não fique só no papel, ele precisa ser executado por todos os colaboradores e principalmente pelos gestores da empresa. Pesquisas mostram que a execução é a parte mais difícil do planejamento estratégico, é aí onde a maioria dos empresários encontram dificuldades que acarretam em problemas na empresa e até mesmo em falência.
            Se você é um desses empresários que tem encontrado dificuldades em fazer um bom planejamento estratégico empresarial, nós da Audiconsul trouxemos este material que lhe será de grande utilidade para o próximo ano. Confira os 4 passos para fazer um bom planejamento estratégico empresarial para 2020.
 

Estabeleça metas e objetivos a serem alcançados.

            Quando estiver criando o planejamento estratégico empresarial de 2020 estabeleça em primeiro momento as metas serem alcançadas. Metas são conquistas de curto prazo, elas precisam ser especificas e alcançáveis. Essas metas precisam levar ao objetivo, que é um resultado maior, o resultado final que você almeja para a empresa como por exemplo a compra de um espaço, ou o aumento no leque de oferta de produtos, etc.
            É interessante estipular um tempo para cada um deles. Caso tenha criado um planejamento anual, crie metas mensais ou semanais e objetivos tri ou semestrais.
 

Coloque as metas e os objetivos na rotina da empresa.

            Independente do tempo que foi estipulado tanto para as metas quanto para os objetivos eles precisam ser lembrados diariamente. Muitas vezes apareceram problemas não planejados que podem fazer as tarefas ligadas ao planejamento irem para segundo plano, coisas pequenas que podem tomar proporções maiores e acabam tomando mais de um dia de trabalho.
            Por isso as metas e objetivos precisam ser lembrados e revisitados diariamente, acompanhando o progresso de cada um e dedicando um tempinho só para ele mesmo em meio a problemas comuns do dia a dia. É a dedicação as pequenas tarefas que farão grandes objetivos serem alcançados com sucesso.
 

Evite ruídos na comunicação.

            Uma comunicação transparente com todos os funcionários da empresa pode ser a chave do sucesso do seu planejamento empresarial para 2020. Promover eventos internos, palestras ou até mesmo reuniões com cafés que possibilitem demonstrar todos os objetivos é indispensável para que todos os colaboradores saibam seu papel dentro das metas a serem desempenhadas.
            É fundamental mostrar qual os resultados que a empresa busca e deixar claro qual a função de cada um dentro deste resultado, assim os objetivos são buscados em conjunto, cada um desempenhando sua função e buscando um bem maior, que é a realização dos objetivos do planejamento.
 

Defina as estratégias a serem usadas.

            Você precisa de uma estratégia para conseguir conquistar seus objetivos traçados no planejamento empresarial, e elas podem ser as mais varias, para saber qual a melhor para sua empresa, precisa-se conhecer antes de mais nada o seu público alvo, assim você conseguira saber o que mais atrai seus clientes.
            Por exemplo se o público alvo da empresa for de classe econômica mais alta, você pode focar em oferecer serviços de qualidade mais elevada, com produtos de primeira linha e atendimento especializado. Caso sejam jovens você pode focar em campanhas em mídias sociais e atendimento mais informal. Ou caso seja um público alvo mais amplo, a empresa pode ganhar mercado pelo preço competitivo, campanhas de marketing mais abrangentes e assim por diante. Use a estratégia que mais se adeque aos seus clientes e seu público alvo.
            Então, gostou do nosso artigo? Não se esqueça de buscar formas de pôr seu planejamento em pratica e de cria-lo com cuidado para atender os objetivos da sua empresa. Que tal ler também um passo a passo para fazer a gestão financeira para a sua empresa? Basta clicar aqui e ter acesso a esse conteúdo de grande importância que está disponibilizado gratuitamente para você em nosso site.

14 de Novembro de 2019